sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Grupo de Jovens "Estrela que Brilha" - Biografia

Numa noite fria de Dezembro de 2000, de uma conversa de café entre os jovens Pedro Ribeiro, João Grilo e João Pascoal, a ideia de formar uma associação composta unicamente por jovens da nossa querida terra de Cordinhã em detrimento dos términos do antigo Grupo de Jovens Estrela D´Alva, onde ainda tiveram oportunidade de pertencer Pedro Ribeiro e João Pascoal.
Esta associação que agora findava foi constituída pela considerada “geração de ouro” de Cordinhã dos últimos 15 anos, donde fizeram parte grandes nomes sonantes como Adérido Machado, Branca Oliveira, Luís Fernandes, Helena Santos, Dora Ferreira, Paulo Sá, Pedro Carrana, Dora Dinis, Nuno Dinis, Fernando Gomes, Nuno Fernandes, Gina Serafim, Fernando Oliveira, Ana Lúcia Bastos, Vítor Machado, Carlos Machado, Marta Grilo, Sara Grilo, Idálio Ventura, Paulo Oliveira, Rui Ventura, Helena Cadima, Natália Nogueira, entre outros.
Posto isto, estes três jovens, tinham agora uma missão espinhosa para tentarem dar continuidade ao belíssimo trabalho executado pelo antigo Grupo de Jovens "Estrela D´Alva".
A vontade e determinação foi tal, que estes jovens conseguiram reunir na sua primeira reunião meramente informal, um conjunto de 40 jovens todos pertencentes a esta freguesia. Era intenção destes três impulsionadores promover um espaço lúdico aos sábados à noite, com todos os elementos e ao mesmo tempo promover eventos interactivos e divertidos com a nossa população.
Em 2001 após eleição do Presidente da Junta de Freguesia de Cordinhã, Adérito Machado, foi cedido por este e pelo restante executivo da Junta um espaço para que os elementos desta associação se pudessem reunir, bem como um apoio financeiro para o seu primeiro invento, juntamente com o valor angariado por estes elementos relativa à limpeza das valetas da freguesia.
Surge então na Sexta-Feira Santa o primeiro evento desta associação – uma Via-sacra ao vivo por algumas ruas da nossa freguesia. A aceitação e o reconhecimento pelo nosso esforço foi de tal ordem por parte deste nobre povo de Cordinhã que esta associação conquistou o seu espaço no mundo difícil e competitivo do associativismo, promovendo inúmeras actividades até á data, nomeadamente, noite de tunas, participação nos últimos cinco ciclos de teatro de Cantanhede, tasquinhas da Expofacic, do Dixieland e da Feira da Vinho e da Gastronomia de Cordinhã, nos desfiles alegóricos de 25 Julho, “Concurso de cães Decorados”, recolha de lixo e de monstros marginalmente espalhados pela nossa freguesia, festa em honra de nossa Senhora de Fátima, campanha de recolha de alimentos e vestuário para a obra do Frei Gil e para as pessoas vítimas dos incêndios, nos quatro festivais de sopas de Cordinhã onde é tetra campeã, com a famosa “sopa Aporcalhada”, presépio ao vivo entre outras actividades.
Em 2006, foi cedida, uma sala no edifício da Junta de Freguesia com o intuito de sede desta associação, tornando-se assim a segunda casa de todos os elementos desta associação.
Em oito anos de existência já passaram por ela mais de 100 jovens da nossa freguesia, porém actualmente o Grupo de Jovens Estrela que Brilha é constituído por dezoito elementos, que diariamente resistem aos problemas que surgem e que se dedicam de alma e coração a esta notável associação.
Os projectos para o futuro crescem galopantemente, sempre com o objectivo de dignificar esta “soberana” aldeia de Portugal – CORDINHÃ.
Esta associação foi e será sempre grata pelo apoio oferecido pelas pessoas que incansavelmente nos ajudam sem qualquer tipo de retribuição, devendo parte do nosso sucesso a todos eles.
Em suma esta associação enquadra-se como uma família em constante crescimento, havendo sempre um espaço para um novo elemento.

6 comentários:

  1. OLÁ EU SOU UM DOS JOVENS "VISADOS" NESTE BLOG TENHO POR GRAÇA ADÉRITO MACHADO, E JÁ FAÇO PARTE DA BLOGOSFERA DE CORDINHÃ ( CAPITAL DO TINTO ) Á LARGOS ANOS.
    FOI COM CURIOSIDADE E PRAZER QUE VISITEI O BLOG,ACHEI INTERESSANTE COMO TUDO O QUE SEJA FEITO EM PROL DA MARCA "CORDINHÃ" DESDE QUE SEJA PARA PROMOVER O DESENVOLVIMENTO, A DINÂMICA E A UNIÃO ENTRE AS PESSOAS.
    SEM MAIS ENVIO OS MEUS SINCEROS PARABENS, E AQUELES CUMPRIMENTOS BAIRRADINOS.

    EEEE.....FFFFFFOOOORRRRÇÇÇÇAAAAAAAA !!!!....

    ResponderEliminar
  2. Bom dia!
    Estou a organizar o I Encontro de coros de Lemede que se realizará no dia 6 de Junho pelas 21.30h e gostaríamos de contar com a vossa presença. Contudo não conseguimos descubir os vossos contactos. Continuaremos a tentar e se estiverem interessados pediamos que nos contactassem com a maior brevidade através do e-mail:
    a.m.c.q.a.l@hotmail.com
    Obrigada Ana Almeida

    ResponderEliminar
  3. o blog esta muito engraçado e bastante engraçado.
    porém se vós tirarem uma foto de grup enriquecerá o blog e notar.se.ão bastante mais unidos!
    os meus sinceros parabens!!!






    ja agora fica uma pergunta em aberto: este blog foi criado por um profissional nao foi?
    respondam por favor
    =D

    :)

    ResponderEliminar
  4. Pertenço a um grupo de teatro do concelho da Figueira da Foz.
    A propósito da peça "O cão e o gato"... gostaria de trocar algumas informações convosco, uma vez que estamos a começar a ensaiar essa peça.
    Por favor, um elemento do grupo que entre em contacto comigo através do mail: natercia_lopes@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Acabem com esta merda, ja não faz sentido este grupo, passem a pasta aos novos jovens, ja que vocês não fazem nada pela juventude da terra.


    atenciosamente

    ResponderEliminar